O mercado dos blogs e vlogs

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Os blogs e vlogs vêm ocupando um significativo espaço dentre as mídias online. Canais de informação, entretenimento e expressão de opinião, se tornaram profissões para alguns, que levam muito a sério, por sinal. Mas, será que é possível ganhar dinheiro ‘só fazendo isso’?

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Blogs e vlogs possuem muitas características em comum, o que os difere principalmente é o formato em que são apresentados: blogs em texto, vlogs em vídeo. A monetização, que é o ato de transformar em dinheiro o material produzido, é um processo lento e cuidadoso, contudo, é possível, sim, viver ‘só disso’. 

O sucesso de um blog ou vlog depende da qualidade, originalidade e aceitação do conteúdo produzido. Outro fator determinante é a gestão correta do canal, seja em texto ou vídeo. “A partir do momento em que você é um blogger ou vlogger, você se torna uma empresa, e deve administrar tudo como tal”, comenta Rafael Godoy, estudante de jornalismo e vlogger. Posicionamento de mercado, aceitação do público e análise de imagem são só alguns dos pontos que devem ser considerados.

Vale lembrar que os ’15 minutos de fama’ de um blog ou canal de vídeos podem ser de poucos meses ou perdurar por anos, tudo depende do esforço e empenho dos envolvidos.

Na crista da onda
Canais de sucesso aproveitam da sua repercussão e influência junto ao público para vender espaços para empresas e anúncios. Publicações pagas, vídeos temáticos e textos narrando a experiência com determinado produto podem ser uma das principais fontes de renda desses profissionais.

A nível de exemplo, em um vídeo do canal Gato & Gata (vlog musical formado por Gaía Passarelli, jornalista, e Chuck Hipólito, músico e produtor) o casal abre uma caixa enviada por uma marca de camisetas repleta de presentes, registrando cada surpresa e produto em vídeo. A experiência se chama ‘unboxing’, e influência muito os consumidores.

Diálogo com o público
Para as empresas, investir em publicidade nesses canais pode ser uma ótima opção. A identificação do público com a figura exposta no canal ou site é uma ferramenta muito útil para o diálogo com o consumidor. Muitos são os clientes que buscam na internet pela opinião baseada na experiência para tomarem suas decisões, e através dos textos e vídeos formam sua opinião sobre o produto ou marca, assim decidindo pela compra, ou não.

É importante para quem quer anunciar seu produto nesse tipo de mídia analisar o público-alvo do canal e a linguagem utilizada. Uma abordagem errada na internet pode ser uma rasura horrível, ou o ponto final, na história de uma marca.

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