© Gustavo Koch

No dia 6, audiência pública discute o tombamento da Casa Rosa

Após uma série de discussões e mobilização da população, uma audiência marcada para o próximo dia 6, a partir das 19h, discutirá as questões relacionadas ao tombamento da Casa Rosa, casarão do século XIX que quase foi demolido no Centro de Jundiaí.

© Gustavo Koch

Com a pressão pública, o governo municipal se mobilizou em fevereiro deste ano e criou um plano para a proteção da construção; o tombamento havia sido liberado em outubro passado, mas o proprietário recorreu da decisão tomada pelo COMPAC – Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.

Em março, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo suspendeu a autorização que permitia a demolição do imóvel pelo proprietário, Wilson Roberto Lombardi. A decisão foi fruto de recurso do Ministério Público, que considerou a destruição do casarão um “um prejuízo irreparável ao patrimônio histórico e cultural de Jundiaí”.

Um dos pontos que contribuiu com o processo foi o fato da Casa Rosa estar inserida no polígono de proteção histórica da cidade, que abrange construções como o Teatro Polytheama, o Solar do Barão e as Oficinas da Companhia Paulista (Complexo Fepasa). Intervenções nessa área necessitam de autorização do COMPAC

Durante a sessão serão apresentados os estudos técnicos que nortearam o processo de tombamento. Será na Câmara Municipal, na Rua Barão de Jundiaí, 128, Centro.

Curta a página da Casa Rosa para receber informações sobre o tombamento e ações relacionadas. Mais do que preservar, é preciso ocupar de maneira criativa, promovendo ações que beneficiem a população.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s