Exposição ‘Obrigado por vir’ de Emilia Santos e Beto Paiva chega ao Barravento

Depois de causar furor com sua primeira exposição em Jundiaí, quando levou retratos de mulheres transexuais e travestis à câmara e à pinacoteca municipais, a artista plástica Emilia Santos reuniu-se ao paulistano Beto Paiva para reeditar ‘Obrigado por vir’.

Nesta exposição, os artistas exploram as simbologias do universo Barroco brasileiro a fim de retratar estruturas sociais arcaicas que persistem até os dias de hoje.

O trabalho é inspirado na produção de Manoel da Costa Athayde (1762-1830), o Mestre Ataíde, mineiro que se tornou referência na representação da mulher negra através das ilustrações no teto da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto (MG).

Contudo, as figuras de anjos, santas e querubins não são uma homenagem ao pintor ou exaltação ao estilo Barroco. Elas nos levam aos verdadeiros protagonistas desta história, mulheres e crianças que agora assumem o discurso e contam sua história de resistência.

‘Obrigado por vir’ segue em cartaz até o dia 31 de maio no Espaço Cultural Barravento. As visitas acontecem durante as atividades da programação. Informações através do (11) 4807-1864. Rua Joaquim Nabuco, 371, Ponte São João.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s